Efeitos de um dominó digital adaptado sobre resolução de problemas de adição

Autores

  • Gabriele Gris Universidade Federal de São Carlos
  • Silvia Regina de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • João dos Santos Carmo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21615/cesp.11.2.10

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Rede de relações numéricas, Jogos digitais, Alunos do Ensino Fundamental

Resumo

Resumo

Este estudo avaliou os efeitos do ensino de relações condicionais entre numerais (A), conjuntos de pontos (B) e duas diferentes formas de apresentação de problemas de adição (com algarismos [C] e na forma de balança [D]) promovidos pelo jogo digital Korsan, sobre a resolução de problemas de adição com algarismos e na forma de balança. Avaliou-se também o engajamento produzido pelo jogo e sua usabilidade. Participaram quatro crianças com 7 anos de idade. Avaliou-se a resolução de problemas de adição em Pré-teste, Sondas, Pós-teste e Follow-up por meio de jogos adaptados. Na intervenção foram ensinadas as relações AB/BA e AC/CA, testando-se as BC/CB. Posteriormente ensinou-se as relações CD/DC, testando-se as relações AD/DA e BD/DB. Constatou-se melhor desempenho na resolução de problemas. Os resultados também indicaram que o jogo parece adequado e que incluir elementos de enredo e estética em futuras versões do jogo pode aumentar o engajamento dos jogadores durante as partidas.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Gris, G., de Souza, S. R., & Carmo, J. dos S. (2018). Efeitos de um dominó digital adaptado sobre resolução de problemas de adição. CES Psicología, 11(2), 111–127. https://doi.org/10.21615/cesp.11.2.10

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